Trocar o óleo da motocicleta é uma manutenção essencial para garantir o bom funcionamento e a longevidade do motor. Geralmente, a hora de realizar essa troca depende de vários fatores, incluindo o tipo de motocicleta, o uso e as recomendações do fabricante. Siga sempre o intervalo de troca informado no manual do fabricante da sua motocicleta, a troca de óleo pode-se dar por tempo ou por quilometragem rodada.
Dois fatores principais é observar o intervalo da troca e o tipo de lubrificante, se está de acordo com o exigido pela montadora. Utilizar o lubrificante incorreto pode diminuir a vida útil do seu motor e até gerar possíveis falhas mecânicas. Observe sempre a viscosidade (SAE), o índice de performance (API) e a norma JASO, se estão em conformidade com o exigido para sua motocicleta.
Motocicletas que são usadas em condições severas, como trânsito intenso, regiões empoeiradas, alta rotações durante longos períodos ou em climas excessivamente quente, podem exigir trocas de óleo mais frequentes. Portanto, verifique periodicamente o nível de óleo do seu motor, estando abaixo do nível mínimo, procure o seu mecânico.
Manter um registro das trocas de óleo e seguir as recomendações do fabricante são práticas fundamentais para garantir a saúde do motor da motocicleta. A Sana Distribuidora oferece óleos de alta qualidade que atendem às especificações dos fabricantes, as normas brasileira e em conformidade com registros na ANP, assegurando a longevidade, alta performance, eficiência e segurança ao motor.